Esse modelo, regra da relação harmoniosa entre cada parte do corpo e o seu conjunto, tem o nome de cânone.
Já no Egipto existia um cânone de proporções, cuja unidade era a medida do dedo indicador (dígito). Outro cânone, este vindo da Grécia clássica, toma como unidade entre o alto da cabeça (vértex) e a ponta do queixo (gnátio). Esse cânone atribui à altura ideal de um indivíduo o módulo de 7 cabeças e meia. Outro ainda é o módulo vertebral, ou de Fritsch, que toma como unidade a altura do alto da cabeça (vértex) até à primeira vértebra cervical.
Os mais interessantes estudos de proporção da figura humana são os que procuram estabelecer a sua relação com a proporção harmoniosa por excelência, representada pela relação entre os dois lados do "rectângulo de ouro " , ou seja, o rectângulo cujo lado maior é igual a metade do lado menor mais a diagonal do rectângulo que uma mediana determina num quadrado construído a partir do lado menor."
"Um dos aspectos mais notáveis desta relação consiste em que ela representa mais do que uma relação matemática: tem significado, e encontra-se, nas formas vivas, incluindo o corpo humano. É uma relação harmoniosa que parece corresponder às condições de equilíbrio e desenvolvimento necessárias à vida. "
"Com um raio igual ao lado de cada um dos quadrados e com o centro no vértice de cada um deles resulta esta curva sinuosa, de grande elegância, e que se denomina espiral logarítmica. Jacob Bernoulli (1654-1705), chamou a esta curva de spira mirabilis ( espiral maravilhosa)".
Concha de um nautilus onde se vêem as câmaras formando aproximadamente uma espiral logarítmica.
(continua)
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