domingo, 3 de janeiro de 2010

ANTROPOMETRIA e o NÚMERO DE OURO

"A ANTROPOMETRIA define-se como o estudo das dimensões do corpo humano. O estudo dessas dimensões, e, principalmente, das proporções do corpo humano não é recente. Pelo contrário, vem da mais remota antiguidade. Onde se diferenciam estes estudos e a antropometria actual é, fundamentalmente, nos objectivos com que foram realizados. Enquanto que, hoje, os estudos de antropometria visam o conhecimento, obtido através de levantamentos estatísticos, das dimensões médias e das diversas caracterizações biotipológicas, em termos generalizáveis (a antropometria moderna foi inicialmente desenvolvida como um dos ramos da criminologia), os estudos de proporção, por exemplo os realizados durante o Renascimento, visavam a definição de um modelo idealmente proporcionado, superior, em termos estéticos, ao real.
Esse modelo, regra da relação harmoniosa entre cada parte do corpo e o seu conjunto, tem o nome de cânone.
Já no Egipto existia um cânone de proporções, cuja unidade era a medida do dedo indicador (dígito). Outro cânone, este vindo da Grécia clássica, toma como unidade entre o alto da cabeça (vértex) e a ponta do queixo (gnátio). Esse cânone atribui à altura ideal de um indivíduo o módulo de 7 cabeças e meia. Outro ainda é o módulo vertebral, ou de Fritsch, que toma como unidade a altura do alto da cabeça (vértex) até à primeira vértebra cervical.
Os mais interessantes estudos de proporção da figura humana são os que procuram estabelecer a sua relação com a proporção harmoniosa por excelência, representada pela relação entre os dois lados do "rectângulo de ouro " , ou seja, o rectângulo cujo lado maior é igual a metade do lado menor mais a diagonal  do rectângulo  que uma mediana determina num quadrado construído a partir do lado menor."



"Um dos aspectos mais notáveis desta relação consiste em que ela representa mais do que uma relação matemática: tem significado, e encontra-se, nas formas vivas, incluindo o corpo humano. É uma relação harmoniosa que parece corresponder às condições de equilíbrio e desenvolvimento necessárias à vida. "



"Com um raio igual ao lado de cada um dos quadrados e com o centro no vértice de cada um deles resulta esta curva sinuosa, de grande elegância, e que se denomina espiral logarítmica. Jacob Bernoulli (1654-1705), chamou a esta curva de spira mirabilis ( espiral maravilhosa)".


Concha de um  nautilus onde se vêem as câmaras formando aproximadamente  uma espiral logarítmica.



(continua)

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