quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

11º D, estudo de formas naturais, caneta de aparo/ tinta da China

"A Natureza (descontemos as conotações negativas que a palavra pode envolver ao nível da formulação artística) é, na verdade, um meio infinitamente vasto em exemplificações estimulantes para a nossa vida criativa. Os contactos visuais (...) dão-nos a abertura suficiente para compreendermos a extensão do mundo das texturas ao nível dos corpos naturais. A partir daí, é possível estabelecer de imediato um largo mostruário de texturas naturais, criando portanto uma ordem referenciadora desse tipo de caracterização das matérias.
Se é verdade que a nossa capacidade criativa, em domínios como o da linguagem pictórica ou da linguagem escultórica, acontece numa densa correlação com o nosso empenho visual e com a experimentação consequente das matérias plásticas, isso quer dizer que a base de contacto com o mundo natural não pode ser alienada sob pena de retirarmos ao nosso espírito potencialidades fundamentais. No caso das texturas, como noutros, há toda uma aprendizagem a fazer segundo o percurso (didáctico) observação-representação. Opera-se aí uma transferência que implica o uso criterioso dos meios de representação. A passagem de uma textura natural para os campos gráficos, pictórico ou escultórico pressupõe um trabalho selectivo de pontos, sinais, linhas, cristas, incisões, cropúsculos cromáticos, etc. Cria-se assim um conjunto de referências plásticas (vocabulares) que nos garantem o reconhecimento da aparência textual das matérias – e a sabedoria consubstanciada nesse trabalho de representação permite-nos abordar com maior eficácia o domínio da criação de texturas artificiais. Consideramos preferencial o método assim descrito de abordagem deste factor."
 Sousa, Rocha e Baptista, Hélder, “Para uma Didáctica Introdutória às Artes Plásticas”,Lisboa, FCG, s/d



                                                                                Alva C.
Raquel C.
   

Joana

                                                                         Catarina G.

                                                                  Marta S.

                                                                           Alexandra

                                                                          Carlos S.

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