sexta-feira, 24 de maio de 2013

Visita de estudo a Madrid!

 

 

Os 26 na Praça de Espanha !!!
Jardim do Retiro, foto by Elisa
Jardim do Retiro, foto by Elisa

 
Jardim do Retiro, foto by Elisa
Museu Rainha Sofia, Escultura de Roy Lichtenstein, foto by Elisa

Madrid,  foto by Marine

Madrid, Praça Maior, foto by Marine

Madrid, Praça Maior, foto by Marine
Madrid, Museu Rainha Sofia, foto by Marine

Madrid, foto by Daniela

Madrid, Jardim do Retiro, foto by Daniela

Madrid, Museu do Prado, foto by Daniela

Madrid, jardim do Retiro, foto by Daniela

 

 

Madrid, foto by Daniela

Madrid, foto by Daniela

Madrid, foto by Daniela

Madrid, foto by Daniela

Madrid, foto by Daniela
Madrid, jardim do Retiro, foto by Daniela

Madrid, foto by Daniela

Madrid, foto by Daniela
Madrid, jardim do Retiro, foto by Daniela
Madrid, Foto by Daniela


18 de maio de 2013 - visita à exposição de Dalí no Museu rainha Sofia

"Todas las sugestiones poéticas y todas las posibilidades plásticas" 




Pintor espanhol, Salvador Dalí nasceu em Figueras, na Catalunha, a 11 de maio de 1904 e aí morreu a 20 de janeiro de 1989. Filho de um prestigiado notário daquela cidade, frequentou a Academia de Belas-Artes de Madrid de 1921 a 1926. Foi aqui, durante a sua estadia na residência de estudantes, que Dalí conheceu e se tornou amigo do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel, com os quais viria, mais tarde, a desenvolver alguns projetos. Depois de estudar em Madrid, rumou para Paris onde se instalou e se tornou membro oficial do grupo surrealista. As simpatias de Dalí pelos regimes de extrema-direita terão levado, mais tarde, Breton a exclui-lo do grupo. Datam desta altura algumas das suas obras mais representativas do surrealismo, como, por exemplo, "A Persistência da Memória", "O Jogo Lúgubre" e "Grande Masturbador". Em 1929 conheceu Helena Diakonova, conhecida por Gala Éluard, uma jovem russa que, tendo sido companheira de Paul Éluard, viria a tornar-se na modelo e companheira inseparável de Dalí.
Entre 1928 e 1930, colaborou com Buñuel nos filmes Un Chien Andalou e L'âge d'Or. Os primeiros quadros surrealistas foram expostos em 1929 e sugerem a influência de De Chirico. A mistura do real com o irreal é uma característica que se tornará frequente no seu trabalho. Elaborou um método a que chamava "crítico-paranoico", que implicava o recurso ao inconsciente, na interpretação livre de "associações delirantes". Possuía uma técnica magistral, que colocou ao serviço de uma imaginação transbordante alimentada pela leitura cuidada de Freud. As imagens oníricas e os claros símbolos sexuais não impediram o público de assimilar a sua obra, que obteve um sucesso enorme, sobretudo depois da Segunda Grande Guerra.
Nos Estados Unidos da América, para onde Dalí e Gala viajaram em 1940 e onde permaneceram durante cerca de oito anos, o artista fez, no Museu de Arte Moderna de Nova York, a sua maior exposição. Escreveu ainda A Vida Secreta de Salvador Dalí e trabalhou por diversas vezes para o cinema, teatro, ópera e bailado. Em 1974 inaugurou o Teatro-Museu de Figueras, onde se encontra exposta uma grande parte da sua obra, e, em 1983, criou a Fundação Gala-Salvador Dalí, uma instituição que gere, protege e divulga o seu legado artístico e intelectual.
Morreu em 1989, sete anos depois de Gala, e foi sepultado, como era seu desejo, no Teatro-Museu que o próprio Dalí criou e ao qual deu o seu nome.
Salvador Dalí. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-06-02].
Disponível na www: .
 
Salvador Dalí, Retrato de mi hermana, 1925, óleo s/tela (col. Rainha Sofia)
Antes de conhecer Gala,  Dalí tinha como modelo feminino de eleição a sua irmã, da qual pintou uma série de retratos.
Salvador Dali , Depart "Homehaje al Noticiário Fox”, 1926. óleo s/tela, 43 x 31,5 cm.coleção particular
Nesta pequena pintura de tons frios, quase neutros, surgem já alguns objetos recorrentes na obra de Dalí: o cavalo e o barco.


Salvador Dalí, Retrato de mi padre, 1925, óleo s/tela (Col. Museu Nac. de Arte da Catalunha - Barcelona)

Salvador Dalí, Muchacha de espaldas, 1925, óleo s/tela (Col. Rainha Sofia)




Salvador Dalí, Figura en una ventana, 1925, óleo s/cartão pedra (col. Rainha Sofia) 

Salvador Dalí (1927): Naturaleza muerta al claro de luna. Vanguardias Históricas/Cubismo<br />
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Madrid. España. Donación de Dalí al Estado español. 
Salvador Dalí, Naturaleza muerta al claro de luna, 1926 , óleo s/tela (col Rainha Sofia) 

Pierrot tocando la guitarra, 1925, óleo s/tela , Col. Rainha Sofia 



Dalí, Salvador | Penya-Segats (Woman by the Cliffs) (1926)

Penya-Segats, 1926, óleos/ tábua, 27x41 cm (Col. Particular)

Putrefactos musicales
Salvador Dalí, Putrefactos, 1925, tinta da china s/papel, 12,5x25
Série de desenhos cuja iconografia foi concebida para um livro de Garcia Lorca que não chegou a ser editado.
Nessa série,  para além da tinta da china, Dalí recorreu à aguarela, aos lápis de cor e à grafite. Foi no período em que viveu na República de estudantes, em Madrid.




Dalí, Autorretrato con "L'Humanité"
1923
Técnica mixta / cartón
105.00 x 75.00 cm.




 
Dalí, Autorretrato cubista (1923)



Salvador Dalí. The Enigma of Hitler (El enigma de Hitler), 1939. Óleo sobre lienzo, 95 x 141 cm / Con marco: 110,5 x 156 cm
Salvador Dalí. The Enigma of Hitler (El enigma de Hitler), 1939. Óleo sobre lienzo, 95 x 141 cm / Con marco: 110,5 x 156 cm

Sem comentários:

Enviar um comentário