domingo, 26 de maio de 2013

Estudos da Cor - o contraste sucessivo ou o efeito da pós-imagem

Henry Matisse, O estúdio vermelho, 1911


Uma transposição para a pintura de uma experiência pessoal de Matisse, relativamente ao fenómeno da criação de cores pelo cérebro, para se compensar de um estímulo prolongada e cansativo. Neste estúdio cinzento, a imagem residual sucessiva à observação do jardim luminoso permitiu ao olho impregnado pelo verde equilibrar-se, fabricando ele mesmo o vermelho. E assim mesmo o pintor representou o seu atelier.

Somos submetidos a condições de iluminação constantemente variáveis, pois a luz do dia não é a mesma de manhã, à tarde ou ao anoitecer, e é bem diferente da luz artificial, o que altera o comprimento de onda da luz refletida pelos objetos. Os nossos olhos vêem-se obrigados, por isso, a constantes correções dos comprimentos de onda lidos, para poderem, dentro de certos limites das condições de iluminação, manteren constantes a cor que atribuem aos objetos. Este mecanismo é geralmente designado por constância da cor.
Isto significa que a luz percebida se constrói no cérebro e não é uma qualidade que pertença ao objeto. 
O segundo problema é o do contraste sucessivo, uma ilusão frequente nas nossas vidas, resultante apenas da observação prolongada de um estímulo colorido.
É fácil obtermos uma sensação ilusória de cor. Basta deixarmos os olhos adaptarem-se a uma cor viva durante 30 segundos a um minuto e deslocarmos, em seguida, o olhar para uma superfície neutra. Vê-se aparecer a respetiva cor complementar. A imagem residual sucessiva à observação permite apenas ao olho equilibrar-se do forte stress de um estímulo prolongado e intenso, fabricando ele mesmo as cores complementares dos estímulos percepcionados, para se equilibrar. É sabido que da mistura de cores-pigmento opostas resulta um tom cinzento e que o cinzento não perturba o nosso cérebro.
Este fenómeno deve ser tido em conta quando pretendemos provocar sensações de movimento a partir da cor.
(em Zita Areal, "Visualmente/ Movimento e Ritmo")

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